O outro lado da moeda..

09:09



Esta semana eu recebi 3 textos de duas amigas sobre praticamente a mesma coisa e elas não se conhecem, mas como os desabafos e/ou lamentações foram praticamente iguais para as duas, elas acabaram tendo a mesma ideia para tentar me motivar.


É óbvio que passar mensagens positivas, dizer aquilo que todo mundo já sabe e acreditar que você está ajudando de alguma forma por compartilhar um texto, um pensamento, uma mensagem, ouvir com atenção ou coisas do tipo, realmente ajuda muito, mas comigo, particularmente, a coisa funciona da seguinte maneira: Eu leio/ouço/lembro/guardo a essência da coisa, mas efetivamente pouca coisa muda. Acredito que isso aconteça com muita gente também.


Não estou sendo ingrata com minhas amigas que dispuseram do tempo corrido delas para me ajudar de alguma maneira, na verdade eu as agradeço imensamente, pois no exato momento em que pude dividir com elas tudo que se passa comigo, o fardo já foi diminuído. E não é todo mundo que está disposto a carregar o seu fardo com você. Se você está lendo isso e se perguntando: que fardo é esse que a Cynthia tem? Ela acha que o problema dela é maior que aqueles que eu chorei no facebook? 


Pare de se perguntar. Você não pode classificar os problemas ou dificuldades das pessoas se você não está na pele delas. Você não pode julgar nem mesmo determinar o tamanho de um problema baseado apenas no seu dom de achar as coisas. Infelizmente todos nós cometemos esse tipo de erro, mas nada que não possa ser resolvido.


O fato de não mudar efetivamente nada é que ao ler/ouvir/lembrar das coisas, tudo fica praticamente como está, não há uma mudança significativa ao ponto de me livrar totalmente daquilo que me atormenta, é uma mudança tão mínima que a gente chega a pensar que só um milagre pode resolver. O que eu estou querendo dizer é que existe um outro lado além de toda aquela positividade lida na internet, o lado real da coisa. As coisas não são tão simples, lindas e fáceis como parece quando a gente ler aquele texto de Auto-ajuda-que-todo-mundo-já-conhece. Você já tentou entender o por quê de apesar de todas as dicas infalíveis para ser feliz e tudo mais, algumas pessoas simplesmente não conseguem? Não? Nunca! Então porque você tem coragem de pensar ou abrir a boca e falar que as pessoas são preguiçosas, acomodadas e não tem iniciativa? Por que que ao invés de criticar ou arrumar uma possível explicação você simplesmente não estende a mão e vai ajudar a outra pessoa a sair do buraco. Por que que muitas pessoas colocam a bebida na frente do alcoólatra pra tentar fazer com que ele resista? Por que você precisa maltratar as pessoas dizendo que se fosse você no lugar delas as coisas já estariam resolvidas porque você faria assim, assim e assado? 


É tão mais simples tá do lado de lá, não se envolver e se manter distante, não é? Se é tão mais simples se abster da ajuda, por que você não se abstem do comentário também, é bem melhor. Algumas pessoas necessitam muito mais que palavras bonitas, elas precisam de um estímulo e uma motivação que muitas vezes elas não conseguem achar dentro de si. Se você quer realmente ajudar alguém, se envolva e coloque a mão na massa com ela. Que tal sentarem juntos à mesa e estudar aquela matéria que a outra pessoa tem dificuldade? Não estou dizendo que todo o mundo tenha que tomar para si as dores dos outros, mas se algum momento uma amigo seu se abre com você a respeito de alguma dificuldade talvez ele precise mais que seu conselho, algumas vezes o conselho já basta, algumas vezes só ter alguém para ouvir também já basta, mas algumas outras tantas vezes, não. E muitas e muitas vezes você também não pode fazer nada a respeito, isso é fato.


Toda forma de ajuda é válida, claro, mas não ache que apenas um “Vai dá certo” vai solucionar os problemas do outro. Você pode até ter feito a sua parte, se era assim que você poderia ajudar, mas tenha a sensibilidade de entender que por menor que o problema do outro possa parecer para você, na cabeça dele, tudo é maximizado e só quem sente sabe o tamanho dos monstros que podem ser criados quando não se está bem.

You Might Also Like

0 comentários